segunda-feira, 30 de março de 2009

ENTREVISTA A ESTRELA PAULO

Estrela Paulo é treinadora-adjunta da ADC Gualtar. É carinhosamente tratada por Estrelinha pelas atletas e desempenha o importante papel de estar sempre junto delas, atendendo à vertente psicológica, ajudando no bem-estar de cada uma e consequentemente no bem-estar do grupo. Abraçou esta época este novo projecto, juntamente com a restante equipa técnica à qual pertence há 3 épocas.

Estrela Paulo na primeira pessoa...

Sendo de uma área de formação que em nada se relaciona com o desporto, abraçou o futsal como hobbie. De que forma e quando se ligou ao futsal feminino?
Sim, a minha área não se relaciona com desporto, mas sempre me interessei por essa área até porque já dei aulas a alunos do Curso de Educação Física e Desporto e também pratiquei várias modalidades.
Em 2006 surgiu, com surpresa, um convite da ADER Mogege no sentido de eu e o Bruno apresentarmos um projecto para relançar o futsal feminino, uma vez que tinham perdido todas as atletas. Aceitamos o desafio, porque eu gosto de futsal e o Bruno sempre o praticou. Não foi nada fácil, mas lá se conseguiu construir a equipa. A segunda época do projecto correu melhor e no final e face a todos os imbróglios que vivemos, saímos com a sensação de missão cumprida. O projecto terminou e esse fim coincidiu, precisamente, com a criação do novo projecto na ADC Gualtar.
E é precisamente uma das grandes responsáveis pela criação deste projecto, que é já um projecto vencedor. Quer explicar-nos como tudo aconteceu?
Já se falou algumas vezes da necessidade que tínhamos em juntar um núcleo de atletas que se davam bem, mas que viviam o futsal em equipas diferentes. Tal não fazia sentido, porque cada vez mais havia a necessidade de gritarmos os mesmos golos e partilharmos as mesmas situações de jogo. A solução passava por fazermos um novo projecto, no qual realço a pessoa do Sr. Hernâni, pai da nossa capitã Mélissa, que desde logo disponibilizou os recursos financeiros necessários. Depois só foi preciso clube e aí a escolha recaiu pela ADC Gualtar.
Relativamente à responsabilidade, sinto grande responsabilidade na equipa, tal como sente o Bruno, a Sónia, a Mélissa, a França... fomos nós que a sonhamos, fomos nós que a criamos.
E face a tudo isso e dada a união que existe no grupo, é natural que muita gente se refira à equipa como uma "família". Como é conviver com estas atletas?
Muitas pessoas, externas ao grupo, podem achar estranho referirmo-nos à equipa como uma "família" e até já ouvimos comentários relativamente a isso. Não é uma nem duas pessoas que sentem a equipa assim, somos todos... é um sentimento comum, portanto deve ser respeitado. E se fizermos uma retrospectiva a tudo o que já passamos e vivemos, se lhe disser que as atletas passam grande parte do tempo em minha casa, onde se comportam como em própria casa, posso dizer que somos mesmo uma "família" e não precisamos de laços de sangue para nos sentirmos assim tão próximos. Respeitamo-nos, sentimo-nos e sobretudo estamos sempre lá. As coisas não se explicam... sentem-se. As atletas sabem de que falo... elas com quem convivo diariamente, porque para nós há sempre motivo para nos juntarmos, sabem exactamente o que penso sobre cada uma e que podem contar sempre comigo.
Mais do que ganharem um campeonato ou uma taça são umas verdadeiras campeãs no resto e é assim que têm de encarar tudo na vida.
Ao entrar de corpo e alma neste novo desafio, certamente criou expectativas. A equipa tem correspondido a essas expectativas?
Com atletas como as nossas estão sempre correspondidas e até são fáceis de ser ultrapassadas.
O facto de estarmos todos juntos foi uma vitória mesmo antes de termos jogado o primeiro jogo. A partir daí foi crescer... e que crescimento!!! Crescemos todos e aprendemos com todos, desde as mais novas às mais velhas. Não há expectativas que resistam a tanto.
Tal como se pode depreender das suas palavras, a sua entrega tem sido total, procurando o bem-estar constante do grupo. Esperava entregar-se deste jeito quando integrou o grupo?
Já conhecia grande parte do grupo. Escolhemos as atletas com base em critérios não só desportivos, mas também relacionados com outros aspectos, de forma a conseguirmos harmonia no balneário. Fizemos captações de maneira a preencher a equipa e até nisso, nas pessoas que escolhemos, conseguimos uma simbiose perfeita com o grupo.
Conhecedores do grupo que tínhamos, agarramos algumas atletas que eram autênticos desafios em termos psicológicos e conseguimos tirar o melhor de cada uma.
Se inicialmente sabia que me ía entregar, porque o faço de corpo e alma em tudo aquilo que acredito, os acontecimentos que se sucediam e a grande união levaram a que todos merecessem a minha entrega total, bem maior do que a que estava à espera.
E tudo foi recompensado com um título... neste caso a Taça...
Não. Diria antes que tudo foi sendo recompensado ao longo deste tempo de trabalho, com a simples alegria nos olhares de cada pessoa... Podíamos não ganhar nada que já nos sentíamos recompensados. Fomos uns afortunados em ter este grupo de atletas, em viver as emoções que vivemos. Não se explica...
Mas certamente reconhece que ganhar um título no primeiro ano de formação da equipa é algo fora do comum e que concerteza os deixa ainda mais felizes. Pode comentar?
Sim, pode ser algo fora do comum, pode ser bom para o clube, pode ser uma alegria muito grande, pode ser isto tudo junto, mas para nós é sobretudo o fruto do trabalho que todos fizeram nestes últimos meses e digo isto a todos os níveis e tendo cada um a sua função. Falo também dos sacrifícios que uma ou outra atleta fizeram em prol da equipa. Claro que ficamos felizes e eu mais ainda... por tudo, mas principalmente porque estas atletas mereciam.
E nesta altura será legítimo perguntar pelo futuro...
Não quero estar a fazer futurismo, até porque o que hoje é verdade amanhã pode ser mentira, mas o que posso dizer é que a equipa vai continuar a treinar como sempre fez e o futuro próximo passa já pela possível participação na Prova Extra. Quanto a mim, vou certamente continuar ligada ao futsal e ao grupo, porque me dá muito prazer fazer o que faço e jamais deixaria um grupo como este. Aliás posso desde já garantir que a "família" se vai manter unida, seja onde for. É nossa intenção manter o grupo, aliás fazemos questão, porque conseguimos construí-lo com uma simbiose quase perfeita e como tal, nada nem ninguém o conseguirá destruir.

CURIOSIDADES

Cor: azul
Número: 33
Interesses: desporto, viajar, ler, pesquisar e escrever
Personalidade: sensível, extrovertida e muito divertida
Momento importante: nascimento da minha filha
Música: Feitiço (André Sardet)
Livro: inevitavelmente o da minha autoria... O Meu Mundo
Filme: The bodyguard (Lawrence Kasdan)
.

8 comentários:

MÉLISSA disse...

Estrela Paulo... Só o nome dita muito daquilo que é... Uma verdadeira Estrela!
É difícil fazer uma retrospectiva de uma pessoa tão afortunada. Tem uma capacidade única de compreender os gestos e atitudes daqueles que lhe são mais próximos. Sejam correctos ou incorrectos, procura sempre uma explicação e consegue mostrar o verdadeiro caminho a quem a ouve.
É uma Estrela na equipa. Brilha fazendo-nos brilhar pela sua diversão, boa disposição, sentido de humor e entrega.

Sem dúvida que o brilho dos nossos olhos é reflexo da tua luz!!!
Já sabes que tu, o Bruno, a Sónia, a França e a Nuskinha foram o motivo da minha mudança, pois sabia que me iriam guiar da melhor forma. E diariamente tenho o privilégio de confraternizar, conversar, berrar, chorar, jogar e de aprender contigo. São únicos os momentos em que, literalmente, "me das na cabeça". Obrigas-me a uma constante busca pelo conhecimento. E o mais incrível é que também tu tentas aprender comigo. Apesar da tua experiência de vida pedes-me sempre para opinar e sugerir. É um privilegio!

Parabéns por ergueres este projecto deste jeito e por lhe dares o tal brilho que te é inato. OBRIGADA!!!

Anónimo disse...

Estrelinha n poderia deixar d lhe dar uma palavra d apreço por td q tem feito por mim e pela minha Princesa. Consegue ser uma estrela q nos guia nos bons e nos maus momentos. É tb uma fonte d equilíbrio pra minha menina. Apesar das adversidads q a Mélissa atravessou esta época, aprendeu mais do q em qq outro ano.
Obrigada por acreditar na Principessa e acima de td por acreditar em NÓS.

Rodrigo (Bonequito)

Anónimo disse...

Para quem procura UMA ESTRELA aqui vai: Olhem para o CÉU!
Vêem alguma coisa? Claro que não:)como "ESTA" só existe UMA:)a da FAMILIA:)...
MAS "PARA" quem quer mto UMA aqui vai: Misturem PAZ, AMOR... adicionem SENSIBILIDADE, BOM SENSO e RESPEITO... decorem com mta TERNURA, tendo em conta o CARINHO...Talvez, mas mesmo assim não terão uma "ESTRELA", ESTRELINHA como a NOSSA!
Ensinaste-nos que a VIRTUDE não VIVE no facto de nunca CAIRMOS, mas SIM em termos FORÇAS para NOS LEVANTARMOS após cada "QUEDA".
A TI digo-te que fazer um AMIGO é um DOM, ter um AMIGO é uma GRAÇA, conservar um AMIGO é uma VIRTUDE, mas TU seres UMA AMIGA é uma HONRA... NÃO MUDES NUNCA ok?:)
A FAMILIA sempre em primeiro LUGAR. Agora tens mais que uma "MARIA" e é complicado quando cresce de repente:)
FOR MY GOOD FRIEND, KISSES AND THANK YOU FOR EVERYTING.
S.M

Anónimo disse...

Olha a nossa Estrelinha..............
n m vou alongar mt, ate pk o k eu axo d si voce ja sabe e isso é o k interessa. Foi um prazer conviver 3 anos cnsig. Tivemos momentos ineskeciveis... BOA DISPOSIÇÃO ACIMA DE TUDO N É ESTRELINHA?
Sabemos bem k sim, sempre bem disposta, sempre animada e pronta animar e ajudar td gente. Poderia tentar escrever td k axo d si aki neste comentario, mas pa isso teria de passar aki mt tempo a escrever e n ha necessidade. Apenas uma palavra basta para descrever tal pessoa como você... é um ESPECTACULO


F.R14

Anónimo disse...

Bem Star!!
bela entrevista, nada de novo fiquei a saber a teu respeito.... bem disposta, amiga do amigo!
Depois és assim, abraças todos os projectos de uma forma que só tu sabes. No dia a dia como falas da tua equipa é demais evidente que falas da tua "família".
Resta-me aqui deixar uma mensagem que nunca deixes de ser como és, que lutes por aquilo que acreditas e que mantenhas esse sorriso que te é tão característico.


Jinhos

MI

BRUNO AZEVEDO disse...

Que posso dizer da Estrela? Simplesmente a pessoa com maior responsabilidade por vivermos estes momentos...
Cria um ambiente fantástico e é a pessoa que mantém o equilíbrio na equipa.
Com a Estrela tudo parece fácil de gerir... é uma excelente conselheira e essencialmente gosta de criar sorrisos nos rostos das atletas.
Que mais posso dizer???
Simplesmente FANTÁSTICA...

mariolas :p disse...

Estrelinha...

Queria dizer-te que foste uma das pessoas mais fantásticas que conheci...

Humilde, amiga, simpática, alegre e sempre pronta a dar uma palavra de força, atenção, animo, essa sim, é a veradeira Estrelinha :)

Queria agrdecer-te:
- a total entrega que veio de ti para a criação desta nova família
- por podermos contar sempre com a nossa "estrelinha" nos bons e maus momentos :)
- todos os bons momentos que a família passa contigo

OBRIGADA POR TUDO :D

Nuncas percas esse teu brilho e espero que atures esta crominha por muito mais tempo :p



ps: finalmete xD estava díficil lol

Anónimo disse...

Bem parece que faltava eu...

Quem convive de perto com a Estrela sabe o quanto somos importantes na vida dela.
Espero que também sintas o quanto és importante para todas nós. És uma estrela, quando ris, quando brincas, quando aconselhas, até quando berras, imagina!
Não imagino este Grupo sem ti. Sinto um enorme orgulho em ter feito parte de um Grupo como este e tu és uma das grandes responsáveis. Mas acima de tudo foi um privilégio ter-te a meu lado neste percurso.
Obrigada pelo carinho, pelo esforço, pela dedicação e pela alegria.

Sónia Alves