segunda-feira, 23 de março de 2009

ENTREVISTA A AURORA...

Aurora é guarda-redes e veste a camisola 44 da ADC Gualtar. Após vários anos a jogar no Campeonato da AF Viana do Castelo, onde venceu alguns títulos, teve esta época a oportunidade de trabalhar neste projecto... desafio que aceitou e defende com toda a garra.

Aurora na primeira pessoa...

Queres contar-nos quando e como descobriste o jeito para a baliza?
Sinceramente foi uma coincidência engraçada. Quando me iniciei no futsal, aos 12 anos, não queria jogar nesta posição, até que um dia as nossas guarda-redes faltaram a um treino e alguém tinha de as substituir. Nesse treino fiquei na baliza e bastaram algumas defesas para que no fim do treino o treinador viesse falar comigo, perguntando-me se queria jogar como guarda-redes. Ao princípio fiquei muito relutante, mas como não tinha muito jeito para jogar, ou seja, tinha e tenho dois "pés esquerdos" (risos), aceitei. Desde esse dia o meu restringiu-se ao pequeno rectângulo, que se designa por baliza.
Apesar de jovem contas já com alguns anos de experiência. Fala-nos do teu percurso desportivo...
Como já referi, iniciei-me no futsal aos 12 anos, portanto já jogo há 8 anos. Joguei 7 desses anos numa equipa de Arcos de Valdevez, da AF Viana do Castelo, que se designa por Arcas. No ano passado recebi várias propostas, tendo optado pela ADC Gualtar.
E durante essa passagem pelo Arcas conquistaste títulos. Qual foi o mais importante e porquê?
Conquistei por 2 vezes o Campeonato da AF Viana do Castelo e foram os 2 igualmente importantes porque me possibilitaram a participação na Taça Nacional.
E esta época surges ligada ao projecto da ADC Gualtar. Como é que tudo aconteceu?
Foi muito simples... recebi um telefonema do treinador, Bruno Azevedo, que me disse que a equipa gostaria que eu fosse treinar e que posteriormente, se o interesse fosse mútuo, como é óbvio, permanecer na equipa. Fui a um treino, sem compromisso, e gostei muito do ambiente e de todas as jogadoras e por isso resolvi ficar, assinando de imediato.
E como podes, nesta altura, classificar esta nova experiência?
A experiência está e continuará a ser muito gratificante. Denotei uma grande diferença no início, pois o Campeonato Distrital da AF Braga tem um alto nível de qualidade e fazendo jus à nossa personalidade, gosto sempre de dar o meu melhor em campo e em cada jogo, mantendo o nível de concentração e exigência para comigo. Eu gosto de desafios e definitivamente jogar na ADC Gualtar é desafiar as nossas potencialidades e talentos dia após dia, jogo após jogo.
Quando entraste para a equipa certamente criaste expectativas. A equipa tem correspondido a essas expectativas?
Não costumo criar expectativas altas para posteriormente não ter desilusões, mas com toda a franqueza a nossa equipa é a EQUIPA.
Naturalmente que sabes que pertences a um grupo com atletas que jogam futsal há vários anos. Ocupas um lugar de responsabilidade, porque além de teres a preocupação de defender também tens de transmitir à equipa a segurança necessária. Como te sentes com essa responsabilidade e como és tratada por todos?
Como se sabe, a posição de guarda-redes tanto pode ser a mais ingrata como a mais louvável, pois é em nós que começa ou acaba a jogada. Nós podemos ser capazes do melhor e do pior... quando falhamos o marcador altera-se, quando damos o melhor fazemos defesas impossíveis. É verdade que se joga em equipa, mas também temos plena consciência que é por nós que a bola não pode passar... somos nós que evitamos aquilo que todas as atletas anseiam... o golo!
A melhor arma de uma guarda-redes é a experiência que vai adquirindo ao longo dos anos. É esta que permite antecipar a jogada e intercepta-la antes que ocorra, que permite a evolução da análise de jogo, que nos proporciona e o poder de aconselhar as jogadoras de campo e "gritar", no bom sentido, para que se movam no sentido correcto e para o local exacto.
Quando falho, é nesse momento que tenho o maior apoio de toda a equipa e é nesse momento que se vê a união de todas. É indescritível a sensação de saber que está toda a equipa do meu lado e que como somos uma equipa, ultrapassamos o problema unindo-nos ainda mais.
E o que ainda esperas desta época?
Depois do magnífico 2.º lugar no campeonato, espero vencer a Taça, porque a equipa merece por tudo o que tem feito em apenas 6 meses de trabalho em conjunto e porque é sempre bom ganhar um título.
Para finalizar queres deixar uma palavra a todos quantos vibram e acreditam no futsal feminino?
Sim, que nunca deixem de acreditar em nós, pois precisamos do apoio de todos para sermos grandes.

CURIOSIDADES

Cor: Amarelo
Número: 44
Personalidade: Forte e decidida
Interesses: Música e equitação
Momento importante: Ainda não o tive. Aquele que nunca esquecerei ainda irá acontecer, por isso não vou apontar coisas básicas.
Música: A música define o momento, por isso todas as músicas são importantes, não havendo nenhuma em especial, mas antes uma infinidade delas.
Livro: Alma de Pássaro (Margarida Rebelo Pinto)
Filme: Orgulho e Preconceito
.

5 comentários:

Anónimo disse...

E chegou a vez da "nossa" Aurora...

Tem sido um prazer trabalhar contigo e sobretudo conhecer-te melhor.
Sinto-me a principal responsável pela aposta da equipa nas tuas qualidades, porque para mim sempre foste a guarda-redes que quis na equipa...
Sabia de todo o teu potencial enquanto guarda-redes, mas agora que trabalho contigo devo dizer que tens sido uma agradável surpresa e tenho a certeza que com mais trabalho e dedicação ainda podes ser melhor, porque a qualidade está aí...

Parabéns pela entrevista e tal como dizes e muito bem, a equipa está sempre contigo...

EP

Anónimo disse...

Mt bem Guarda-redes grande entrevista.

É um prazer ter-te conhecido e como pessoa és super animada desde já digo k és uuma grande guarda-redes. Com mais dedicação conseguirás ser melhor:D

E cono referiram anteriormente acho que a escolha da redes foi mto boa pois tens um forte potencial, empenho e isso nota-se nas defesas k tens feito.

Felicidades continua a trabalhar tal como tda a ekipa

MS*

Anónimo disse...

Aurora, se não fosse eu e mais algumas pessoas a insistir na comunicação durante o jogo, hoje não eras assim! Parabéns pelo 2º lugar alcançado e força para o futuro!

Da pessoa que não desistiu de puxar por ti para falares mais durante o jogo, espero k saibas kem sou!

Beijinhos
S.A.

Anónimo disse...

PARABÉNS pela entrevista AURORA,sem duvida estives-te bem e deste segurança a ekipa......S.M

maria disse...

AURORA...
És uma grande guarda-redes e, contigo na baliza, tudo se torna "mais seguro"...
Gosto muito de jogar contigo e tenho gostado imenso de te conhecer...
Continua assim, vamos precisar das tuas magnificas defesas.. :D

ps: quem dera a muitas ter ganho o prémio que tu ganhaste... xD