segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ENTREVISTA A SÓNIA ALVES

Sónia Alves é o membro da equipa técnica da ADC Gualtar responsável pelos assuntos burocráticos. Desempenha também um importante papel junto das atletas, ajudando no bem-estar do grupo. Abraçou esta época este novo projecto, juntamente com a restante equipa técnica, que pertence há 3 épocas.

Sónia na primeira pessoa...

Começou por ser atleta, mais tarde passou para a equipa técnica. De que forma e quando se ligou ao futsal feminino?
O futebol sempre foi um dos meus maiores interesses. Em miúda era uma verdadeira Maria-rapaz. Gostava de jogar futebol, assistir a jogos de futebol, fossem eles qual fossem. O que queria era ver a bola a rolar... Ora isso não era normal para uma miúda. Quando todas as minhas colegas da escola inclinavam para outros desportos, eu juntava-me sempre aos rapazes... era lá que estava a bola! Até que, por volta dos 18 anos, participei em torneios ditos populares, mas na altura de me federar recuei, pois vivia o futebol como um passatempo, não como uma responsabilidade e era assim que queria continuar. Segui outro rumo. Até que surgiu um convite para fazer parte da equipa técnica de um clube local, o Ronfe... era a forma de estar perto do futsal.
E esta época surge ligada a este novo projecto na ADC Gualtar. Como é que tudo aconteceu?
Acompanhei o Bruno e a Estrela nas 2 épocas em que estiveram a representar a ADER Mogege. No final da época passada falaram-me de um projecto. Achei-o interessante e aliciante, pois era uma oportunidade de fazermos algo diferente e de agitarmos um pouco o universo do futsal feminino. Por isso, entre avanços e recuos decidi aceitar o convite. Construímos ideias claras e objectivas do que pretendíamos, os apoios apareceram e naturalmente decidimos avançar.
Muita gente se tem referido à equipa como uma "família", dada a união que existe no grupo. Como é conviver com estas atletas?
É uma enorme satisfação, desde a mais nova à mais velha. É um enorme orgulho ver como todas se apoiam. São uma verdadeira equipa, dentro e fora do campo. Desde cedo que projectamos as coisas de forma a sensibilizar toda a gente para o facto de que, se nos mantivéssemos unidos em todas as situações, fossem elas boas ou más, seria meio caminho para construir uma verdadeira equipa e as atletas assimilaram bem esta ideia. Retiramos qualquer pressão que poderiam ter, passando a ideia de que não interessava o que os outros achavam, mas sim o que nós queríamos e o que pretendíamos. Isto foi e continua a ser o mais importante.
Ao entrar de corpo e alma neste novo desafio, certamente criou determinadas expectativas. A equipa tem correspondido a essas expectativas?
Sem qualquer dúvida, aliás, na minha modesta opinião tem superado essas expectativas em todos os aspectos. As atletas formam um grupo fabuloso e criam um ambiente incrível no balneário. De facto foram criadas muitas expectativas externas, basta verificar que a equipa ainda não estava sequer totalmente formada e já abundavam ideias e comentários acerca da mesma. O que é que se pode exigir a um grupo que se juntou a apenas 6 meses, em que a maior parte das atletas não jogavam juntas?! Absolutamente nada, para além do empenho e do querer aprender a fazer cada vez mais e melhor. E neste aspecto as atletas têm superado tudo e todos. Todos os obstáculos que nos têm aparecido superam com um sorriso na cara e esse sorriso vale muito. Claro que toda a gente gostaria de ganhar algo, também é para isso que trabalhamos, não somos hipócritas ao ponto de não o dizer e digo-o com toda a legitimidade, mas se tal não acontecer ninguém nos pode criticar.
Tal como referi na questão anterior, a sua entrega tem sido total, procurando o bem-estar constante do grupo. Esperava entregar-se deste jeito quando integrou o grupo?
De forma alguma... Eu era apenas elemento da equipa técnica, mas a cada dia que ia passando a entrega foi sendo maior, assim como a preocupação e o sentimento de não deixar nada ao acaso no que respeita ao bem-estar do grupo. Se há algo que nos podemos orgulhar é que temos uma equipa técnica que faz tudo para se manter perto do grupo, quer quando as atletas estão bem quer quando as atletas estão menos bem. Para nós isso é o mais importante, assim como também é uma forma de agradecer tudo o que têm feito e todo o esforço. Neste momento já guardo boas recordações e não há nada que apague isto.
O futsal feminino está em franco crescimento e muito se tem falado da necessidade de um campeonato de âmbito nacional e da reactivação da selecção nacional. Enquanto membro da equipa técnica, como comenta o estado actual do futsal feminino?
Na minha opinião, apesar de achar muito motivador um campeonato nacional e a consequente reactivação da selecção nacional, não acho que estão ainda reunidas condições para que tal aconteça. É necessário incentivar clubes a apostar no futsal feminino. A maior parte dos clubes mantêm as suas equipas com extrema dificuldade, na maioria das vezes com a "bondade" de algumas pessoas que teimam em não desistir. Assim é difícil evoluir, o que é de lamentar, visto que de ano para ano mais atletas ingressam no futsal, vivendo-o como uma paixão.
Para finalizar quer deixar uma palavra a todos quantos acreditam no futsal feminino?
Continuem a acreditar cada vez mais... lutem pelo reconhecimento da modalidade. Encham os pavilhões com alegria, sorrisos e palavras de incentivo para aquelas que tudo fazem parte proporcionar um bom espectáculo. Para as minhas meninas um grande obrigada, pelo esforço, por tudo o que têm feito, pelo que já conseguiram e pelo que sei que ainda irão conseguir. Para a restante equipa técnica fica um obrigada pela oportunidade, pelo companheirismo e pelos momentos de alegria que me têm proporcionado.

CURIOSIDADES

Cor: Branco
Número: 12
Interesses: Futebol, futsal, praia e família
Personalidade: Responsável e honesta
Momento importante: 27/08/1996
Música: This is life
Livro: Visto do céu
Filme: Dirty Dancing
.

8 comentários:

Anónimo disse...

E eis que chegou a vez da "nossa" Sónia...

É importante ter-te na equipa técnica, porque tal como as atletas, também temos o nosso papel definido e tu desempenhas bem o teu.
A emotividade que pões em cada momento, a forma como te entregas à causa e a capacidade que tens de fazer o grupo feliz, tornam-te elemento fundamental.
Obrigada por tudo...

EP

Anónimo disse...

Chegou agora a vez da nossa delegada...Soninha...

comojá disseram a forma como vês as coisas torna.te feliz e aomesmo tempo a equipa...


Como fora referido antes, somos uma familia,quando alguém está em baixo o resto da equipa também está e de facto consegues manter um bom ambiente.

Conheci-te este ano e posso dizer k me sinto muito orgulhosa, por estar junta de uma grande equipa de atletas e equipa técnica.

Bjinhos felicidades continua assim pois vais num bom caminho Sr Delegada:)

MS*

MÉLISSA disse...

E chegou a vez da nossa Sónia!!!
Mais um membro que desde cedo abraçou o projecto com toda a força e ao qual se entregou de corpo e alma.
Muito lhe estou grata e tentarei compensar com aquilo que tantas vezes me pede... jogar, jogar e jogar como gosta de me ver jogar.
A motivação nasce em pequenos gestos naturais e a Sónia está recheada deles... na forma única de como sente os jogos, na forma como demonstra SEMPRE receptividade ao grupo e na forma como nos procura... É nas pequenas coisas que vejo e tenho motivação. Não poderia deixar de voltar a agradecer-te por tudo o que consegui dizer e acima de tudo por tudo o resto que não consegui expressar, mas que qualquer pessoa do grupo sabe e sente o que é.

Anónimo disse...

Olá Sónia!
Tive a felicidade de me deparar contigo no Mogege e poder, ao longo destas quase 3 épocas, conhecer-te bem e saber das enormes capacidades que tens para tratar de toda a burocracia necessária para o bom funcionamento da equipa.
Com o passar do tempo fui-me apercebendo que para além dessas qualidades tinhas muito mais para dar, muita generosidade, muita disponibilidade, muito carinho, muita dedicação. Sinto-me completamente descansado no que toca a burocracia, assim como sinto que a tua presença ao lado das atletas é fundamental. Ajudas na sua maturação, dando sempre os conselhos necessários e oportunos. Eu e restante equipa técnica contamos contigo para tudo. Obrigado por estares sempre connosco...

Anónimo disse...

Ola a Sportinguista...
como tu própria me disses-te só por isso já valhes muito!!! lool

Agora asério Sóninha foi mesmo muito bom conhecer-te tu és unica, és ua grande amiga que está sempre quando é precisso, sempre a apoiar e a ajudar a melhorar as nossas dificuldades!

és muito especial cá no grupo e todas nós te admira-mos muito... Sem ti não era amesma coisa!

continua assim.... é um prazer estar contigo.

bjinhos
tita28

Anónimo disse...

aki temos a nossa delegada....
sem duvida alguma k es uma pessoa a kem devemos mt ,mereces todas as vitorias e todos os sorrisos k kada uma de nos tem todos os dias.....
conhecendo te melhor k mts pessoas,posso dizer k es uma pessoa a kem devo mt,e como um simples obrigada n xega,irei,juntamente c td ekipa fazer de tudo para te poder dar uma recompensa por td k ja fizes te e k mereces.....
HUMILDE,HONESTA,RESPONSAVEL,DEDICADA E MT MAIS k n vale apena estar a escrever agora...estas sao as palavras k eu descrevo esta nossa delegada....
e na final espero k n te de uma coisinha ma...:-)

Anónimo disse...

Sónia...
Foi fantástico conhecer-te!
Estás sempre disposta a ajudar o grupo e, a tua boa disposição é fundamental para esta fantástica família...
Entragas-te de corpo e alma a este projecto, o que é muito importate...
És uma fantática pessoa dentro e fora do campo...
Espero continuar a fazer parte da tua equipa por muito mais tempo...

OBRIGADA POR TUDO

Anónimo disse...

Nossa DELEGADA é simplesmente um elemento INSUBSTITUÍVEL......
Tens-te entregado de corpo e alma a esta FAMILIA e por isso todo o OBRIGADA é mto pouco.......
Sempre presente mesmo nos treinos e quando chegas um pouco mais tarde pgta-s logo por TI:).........
Vai-te segurando pk nao queremos k te dê uma coisinha:))))))........
Continuamos a contar contigo.......
BJINHOS S.M