domingo, 1 de fevereiro de 2009

ENTREVISTA A JHESSICA TRACY...

Tracy veste a camisola 9 da ADC Gualtar. Atleta com uma qualidade acima da média, foi contratada a meio da época e não hesitou em abraçar este projecto, tornando-se uma mais-valia importante para a equipa.

Tracy na primeira pessoa...

Apesar de jovem, contas já com alguns anos de experiência no futsal. Queres falar-nos do teu percurso desportivo?
Comecei por representar o CF Nogueirense, dois anos depois transferi-me para o Académico Clube de Viana, seguiu-se a CP Freixo, onde fui tri-campeã distrital e venci a taça da AF Viana do Castelo.
Em busca de um novo desafio, rumei à 1.ª divisão nacional de futebol 11, onde defendi as cores do Fonte Boa. Após esta experiência bastante positiva, decidi regressar ao futsal, onde representei o Cidadelhe, depois a ACRS Ribeirão e... cá estou eu na ADC Gualtar.
Mas no início desta época começaste por representar outra equipa e só depois te transferiste para a ADC Gualtar. Como é que tudo aconteceu?
No início da pré-temporada recebi um convite da ADC Gualtar, o qual recusei, no entanto, com a reabertura do mercado de transferências tive novo convite, o qual resolvi aceitar, pois considerei que seria bom para os objectivos que tenho enquanto jogadora e que este seria o momento. Embora reconheça que não tenha saído numa boa altura para a minha antiga equipa, o Ribeirão, e de ter sido uma decisão difícil, pois implicava deixar a equipa a meio, era um passo que teria de dar.
E agora que estás ligada a esta equipa, foi um passo em frente na tua carreira? Sentes mais responsabilidade?
Pode-se dizer que foi um passo em frente, pois tenho objectivos colectivos mas também individuais. Mais responsabilidade? Sinto mais responsabilidade mas apenas porque "quanto maior é o poder, maior a responsabilidade", ou seja, a equipa está no topo da tabela logo os olhares estão mais virados para os passos positivos e negativos que a equipa dê. Há pouca margem para errar e é apenas por isso que sinto mais responsabilidade, porque em qualquer equipa que jogue há que ter responsabilidades, pois as equipas são um grupo e se cada uma não tiver a sua cota parte de responsabilidade, acaba por prejudicar o trabalho das colegas. Também as pessoas que fazem parte do corpo técnico, as minhas colegas de equipa e os adeptos exijam mais, mas não é uma situação pela qual já não tenha passado. Vou trabalhar para poder estar sempre no meu melhor e assim ajudar a equipa a vencer.
Ao entrares de corpo e alma neste novo desafio, certamente criaste determinadas expectativas. A equipa tem correspondido a essas expectativas?
Sim, tinha expectativas e ainda tenho, mas destas expectativas só poderei falar no final se foram correspondidas, mas com certeza que a equipa está preparada para corresponder.
Naturalmente que, apesar de estares há pouco tempo na equipa, já deves ter consciência do importante papel que cada um desempenha e da responsabilidade que tal representa. Como é trabalhar com este grupo?
É positivo trabalhar com este grupo, cada um é idiossincrásico, havendo várias vertentes, o que dentro de um grupo é importante, pois assim debatemos ideias, conhecendo assim os vários ângulos da "questão". Também o facto de haver várias faixas etárias é bom, pois faz com que diariamente aprendamos umas com as outras, o que nos permite um melhor desenvolvimento técnico-táctico e pessoal.
E o que esperas desta época?
Espero lograr as competições em que a equipa está inserida, voltando assim a estar entre a elite do futsal nacional, competindo na Taça Nacional e quem sabe ir mais além...
O futsal feminino está em franco crescimento e muito se tem falado da necessidade de um campeonato nacional e da reactivação da selecção nacional. Como atleta, como comentas o estado actual do futsal feminino?
Considero que há falta de apoio por parte da FPF pois se temos uma selecção universitária vice-campeã mundial é sinal que há qualidade.
À pouco tempo a FPF juntou-se à Federação Académica do Desporto Universitário, apostando no futsal universitário, com a criação de um campeonato universitário e a continuidade da selecção, no entanto, não se entende o porquê de não tentarem fazer o mesmo com os clubes, dando-lhes condições para a realização do tão desejado campeonato nacional.
Quanto à reactivação da selecção nacional, fala-se que é uma coisa sem cabimento devido à falta de competições internacionais, é um facto esta lacuna, no entanto é vergonhoso, e já que chamamos 3.º mundo aos países da América do Sul, que estes mesmos países consigam organizar um campeonato sul americano, mantendo as suas selecções no activo, dando mais motivação às suas jogadoras e a felicidade de poder jogar pelo seu país, dentro da sua modalidade.
Está na hora de pensar mais no futsal e não só no futebol 11 feminino, até porque o número de praticantes de futsal é muito superior aos números de futebol 11.
Para finalizar, queres deixar uma palavra a todos quantos vibram e acreditam no futsal feminino?
Espero que encham cada vez mais os pavilhões, pois é gratificante para nós jogadoras poder jogar com um ambiente assim. Apoiem ao máximo as suas equipas, continuem a acreditar no futsal feminino, pois este ainda trará muitas mais alegrias do que aquelas que já porporciona a cada jornada.

CURIOSIDADES

Cor: azul
Número: 9
Interesses: música e desporto
Personalidade: determinada, frontal e optimista
Momento importante: quando entrei para a faculdade de música
Música: Imortais (Mafalda Veiga)
Livro: nenhum em especial
Filme: O golo.

13 comentários:

Anónimo disse...

E agora chegou a vez da "nossa" Tracy...
Pois é, custou mas a verdade é que soubeste esperar pelo momento certo.
Parabéns por teres tido a ousadia de dar esse passo na tua carreira na altura que o deste.
O grupo recebeu-te de braços abertos e tu soubeste corresponder, mostrando a tua qualidade humana e também a tua qualidade a nível de jogo.
É uma alegria para o grupo ter-te sempre presente e desfrutar da tua constante boa disposição.
Continua assim... mas cuidado com as toupeiras no pavilhão :-)

EP

Anónimo disse...

ola tracy...

queria dizer-te que foi simplesmente fantástico ter t conhecido!!

és uma excelente jogadora e acima de tudo uma excelente pessoa..

e é uma honra poder jogar contigo, e sem duvida que és uma mais vália para o gualtar!!!

continua...

bj
tita28#

Anónimo disse...

e kem temos aki desta vez??a jessika.....:-)
sem duvida alguma k foste bem recebida por toda a gente...
grande jogadora e grande pessoa...
continua assim...
contamos ctg....

Anónimo disse...

ja tive o prazer de jogar alguns anos com a tracy e uma coisa é certa se ela tomou a iniciativa de representar o ADC Gualtar vai faze lo com toda a dedicaçao...
continua assim...

Anónimo disse...

Bem chegou altura de comentar a entrevista da Tracy:)

Grande jogadora, comica divertida:)

Apesar de te conhecer á pouco tempo já deu pa ver k és uma grande amiga...

Bjinho continua assim Maluca=)

Anónimo disse...

Parabéns Tracy, pela entrevista e por estares connosco. Vieste acrescentar mais valor à equipa.
Excelente pessoa dentro e fora de campo.
É bom conviver ctg.

Beijos,
Susana Machado

MÉLISSA disse...

Bem, apreciando a foto tem mesmo cara de vedeta. Já viram bem a figura? Que cromo!!!
Calma, estou a brincar...
Mas como a brincar se dizem as verdades... de vedeta tens muito, mas só com a bola nos pés, e como cromo preenches bem as medidas da equipa.
A tua boa disposição é uma grande valia em qualquer grupo.
Fiquei muito feliz qd decidiste mudar o teu rumo no futsal.
Apesar de já te ter visto jogar algumas vezes e inclusive te ter defrontado, surpreendeste-me com a tua excelente qualidade técnica. Que te digam os mais atentos que até me mandaram calar, porque repetia vezes sem conta: "ela tem um toque de bola... cuidado!!!"
:-)

Anónimo disse...

Depois de ganhares títulos em viana, certamente nesta tua 1ª epoca na associaçao de braga vais levar d vencida este título. Tenho a certeza que depois deste, outros + importantes. Continua com a mesma dedicaçao e irás longe.

P.S.: Lesões requerem descanso. Por isso, digo-te que só devs voltar à competição qunado estiveres a 100%, porque uma lesão mal curada, pode-se agravar e não quero que isso te aconteça. Vai com calma

Anónimo disse...

Olá Tracy...
Ainda bem que aceitas.te vir jogar connosco... És sem dúvida uma atleta fundamental na equipa e, a tua boa disposição é fantástica para o grupo...
És uma exelente jogadora e uma grande pessoa...
Aproveita bem as tuas enormes qulaidades que podes ir muito longe...
É bom poder fazer parte da tua equipa...

ps: parabéns pela entrevista e pela fantástica fotografia :p

Anónimo disse...

E aqui está a "nossa" professora, quer dizer, senhora professora...
Foste uma agradável surpresa, em todos os sentidos.
Atleta de extrema qualidade, que vem trazer muita mais força e alegria a este grupo.
Parabéns pela entrevista.

Sónia Alves

Anónimo disse...

olá...
Sem dúvida alquma que a camisola que melhor te acentou até hoje foi a do Nogueirense ;) de qualquer forma tenho certeza que vais defender as cores do Gualtar com tanta, ou ainda mais garra!!
Foram bons tempos os Nogueirense!!!
Continuo a torcer por ti e pela evolução do futsal...
Tenho certeza que um dia "alguém" vai acabar por reconhecer o vosso valor e agradecer-vos pelo que têm dado ao futsal!
Boa época...
bjoka
C.Pereira ;)

Anónimo disse...

Boa Tracy!Essa miúda tem feeling...sente-se nas palavras...és sincera,sabe o que dizes...e com humildade, uma caracteristica que hoje em dia poucos seres humanos possuem,parabéns, vai em frente porque vencerás!

Anónimo disse...

Ola Tracy!
Queriat felicitar por todo trabalho q tens feito e desenvolvido no futsal, considerot umas das melhores jogadoras da actualidade...Es um grande exemplo, nao so de jogadora de futsal, mas especialment de PESSOA!! Es uma pessoa rara nos tempos de hoje, e eu sinto-me mt lisongead por ter oportunidad de te conhecer e conviver contigo...
Continua assim, com a tua postura, personalidade, ideais... Desejot as maiores felicidades, nao so no futsal mas principalmente ao longo da tua vida...Sorri sempre, ate, mesmo perante as coisas menos boas, menos boas porque nao mereces nada de mal na tua vida!!!

Muitas Felicidades...Tudo de BOM!!

VIVE E SE FELIZ....

AMOT MT MXM

(tu sbs quem) ;)