domingo, 11 de janeiro de 2009

ENTREVISTA A F. RAQUEL

Filipa Raquel, mais conhecida no futsal por França, veste a camisola 14 da ADC Gualtar. Abraçou esta época este novo projecto, seguindo as pisadas da equipa técnica, com quem trabalha há 3 épocas consecutivas.

Fomos conhecê-la melhor...

Apesar de jovem, contas já com alguns anos de experiência no futsal. Queres falar-nos do teu percurso desportivo?
Sim... abracei o futsal há bastante tempo, ainda muito nova. Recebi o convite de colegas para representar a já extinta equipa da Casa do Povo de Ronfe, tinha eu cerca de 15 anos. Apesar de até essa data ter estado sempre em contacto com a bola, pode-se dizer que foi nessa altura que iniciei a minha experiência como atleta. Depois seguiu-se uma curta passagem pela ADER Mogege e como o projecto não correspondeu às minhas expectativas, regressei à anterior equipa. Com a extinção da equipa recebi novo convite da ADER Mogege, desta feita com novo projecto e com a actual equipa técnica da ADC Gualtar, a qual já não abandonei mais, até aos dias de hoje.
E assim, esta época surges ligada a este novo projecto na ADC Gualtar. Como é que tudo aconteceu?
Como já referi, acompanhei a actual equipa técnica do Gualtar durante os 2 anos do seu projecto na ADER Mogege. No final da época passada falaram-me neste projecto, um projecto nosso, daqueles que estão juntos há já 3 anos. Achei que era uma oportunidade de fazer algo de novo e diferente no meu percurso enquanto atleta de futsal. Passamos bons momentos no Mogege e isso facilitou bastante a minha escolha, optando por seguir em frente com este projecto.
Dessa forma estás ligada à fundação da equipa. Sentes uma responsabilidade extra por esse facto?
Não diria que sinto uma responsabilidade extra, sinto mais é orgulho em ajudar na fundação da equipa e em fazer parte dela e mais ainda por ter ajudado a solidificar este projecto.
E ao entrares de corpo e alma neste novo desafio, certamente criaste determinadas expectativas. A equipa tem correspondido a essas expectativas?
Sinceramente julgo que foram criadas mais expectativas no exterior da equipa do que propriamente da nossa parte, ou por mim, pelo menos... Entramos neste projecto com o propósito de formarmos uma equipa, um grupo e de fazermos algo de bonito pelo futsal feminino e penso que esse objectivo já foi mais do que alcançado. A partir daí temos de saber lidar com as coisas boas e más que nos aparecem pela frente. O grupo é excelente, desde a mais nova até à mais velha e o mais importante é sentirmos que todos somos importantes.
Naturalmente que deves ter consciência do importante papel que tens no grupo e que o facto de seres sub-capitã te acrescenta responsabilidade extra. Como é trabalhar com este grupo de atletas?
É fantástico, porque apesar de sermos todas diferentes conseguimos ser bastante unidas e umas completam as outras. Cada uma tem o seu papel e todos têm a sua importância. E mais ainda porque saímos imenso todos juntos, partilhando imensa coisa extra-futsal. Qualquer motivo é aproveitado para nos juntarmos, para nos divertirmos. Isso dá consistência ao grupo e torna-o único. Ser sub-capitã é um orgulho, pois só me mostra que as minhas colegas de equipa confiam e acreditam em mim.
E o que esperas desta época?
Espero que os objectivos sejam alcançados... os nossos objectivos, não os dos outros. E que nos deixem fazer o que mais gostamos que é jogar futsal. Se no final ganharmos algo, virá por acréscimo e claro, será melhor. Mas o importante mesmo será que o grupo se mantenha unido, sejam quais forem os resultados.
O futsal feminino está em franco crescimento e muito se tem falado da necessidade de um campeonato de âmbito nacional e da reactivação da selecção nacional. Como atleta, como comentas o estado actual do futsal feminino?
O futsal feminino está, em meu entender, no seu auge. Isso é óptimo, para, quem sabe, ser mais fácil a reactivação da selecção nacional. Para as atletas uma palavra... que continuem a lutar para que isso seja possível. Relativamente a um campeonato nacional, engloba bastantes coisas e não será tão fácil quanto desejaríamos.
Para finalizar, queres deixar uma palavra a todos quantos vibram e acreditam no futsal feminino?
Continuem a vibrar, a acreditar e a apoiar o futsal feminino, porque precisamos de muito apoio. Um abraço a todos quantos nos apoiam e estão connosco.

CURIOSIDADES


Cor: Azul
Número: 14
Interesses: Futsal e Futebol
Personalidade: Muito ambiciosa
Momento importante: Nascimento da irmã 03/07/2004
Música: Várias
Livro: Não tem
Filme: Todos com o actor Van Damme

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá França...
És um exemplo de humildade dentro e fora de campo.
Tenho tido o privilégio de trabalhar contigo durante as últimas 3 épocas e só posso dar-te os parabéns pela tua forma de estar e ser.
Mais do que as vitórias está o carácter e a personalidade de cada um e tu nisso és um exemplo.
Continua a ser assim porque te admiramos imenso.

EP

Anónimo disse...

França...
És sem dúvida uma grande jogadora e uma grande amiga...
Gostei muito de te conhecer e espero jogar muitos mais anos contigo futsal...
Continua assim...

maria
:)

MÉLISSA disse...

Para quem nunca teve a oportunidade e o prazer de conhecer, esta é a nossa França...
Humildade, força e amizade estão-lhe inerentes.
De sorriso sempre à espreita, está sempre pronta a sofrer pelo grupo e luta para que todos estejam bem.

Obrigada e parabéns pela entrevista.

Mélissa Antunes

Anónimo disse...

De facto e como a Mely disse tu és uma pessoa mt humilde ker dentro do campo ker fora...mt divertida...

Brigada por td és uma Amiga...

Parabéns pela grande experiência no futsal continua assim ñ desistas por nada ñ te deixes ir a biaxo por momentos menos bons de um jogo...

Desejo-te as maiores felicidades

Anónimo disse...

É um orgulho continuar a trabalhar contigo e um privilégio conhecer-te melhor que muita gente. Há poucas pessoas que vivem o futsal como tu. Como atleta: lutadora, humilde. Como amiga, a simplicidade em pessoa, a verdadeira amiga, para os bons e maus momentos.

P.S. Eu conheço-a, ela está a enganar-vos.
Interesses: Futsal, Futebol e DORMIR DORMIR DORMIR.
Personalidade: Ambiciosa, e teimosa e ainda gulosa.
Momento importante (Correcção): Nascimento da irmã e nascimento dos cães da Teca (hoje)
Música: Qualquer uma desde que esteja bem alta mas acreditem que não tem bons gostos musicais...
Livro: Ensaio sobre a cegueira...
Filme: Todos com o Van Damme e para ser diferente: Ensaio sobre a cegueira...

Tenho dito.
Sónia

Anónimo disse...

Susana disse:
Faço parte de um projecto que também ajudaste a começar PARABÉNS :)....... Boa ATLETA, COLEGA e sobretudo AMIGA dos seus AMIGOS.......Tendo respeito sempre com as colegas, adversário e jogando sempre em FAIRPLAY.... Convivo contigo ainda à pouco tempo e já deu para notar que tipo de pessoa és (como a Soninha disse) p.f. não vejas mais o filme da cegueira porque já gostas de dormir e já :-):-):-)....
Espero que continues no futsal, espero poder estar ao teu lado, és um exemplo a seguir.... PARABÉNS S.M.

Anónimo disse...

mas k komentarios sao estes?ela engana bem tda a gente....voces n a konhecem...lol
estou a brincar...ela e um exemplo a seguir,kem teve a opotunidade de a conhecer,sabe o valor k essa miuda tem...e uma grande pessoa,grande amiga...orgulho me de a conhecer e de fazer parte dos seus amigos...continua assim frança...bjinho

Anónimo disse...

olha frança....

esta muito fixe a entrevista parabéns..

e digo-te desde já que todos estes comentários espelham bem o que és: um grande amiga, boa jogadora, humilde, ect.

continua assim!!!

foi um prazer ter te conhecido..

tita28#

Anónimo disse...

Não posso deixar passar sem deixar um comentário a esta GRANDE atleta, que é um exemplo a seguir por todas quanto gostam de futsal.
Consegue juntar à sua qualidade como jogadora, humildade e dedicação.
Para os mais desatentos esta atleta gosta de ver toda a gente feliz, cria um excelente balneário, o que faz com que um treinador fique orgulhoso por poder contar com uma atleta assim. França és e serás sempre uma atleta que nunca abdicarei...
Não preciso de me alongar mais, apenas pedir-te que sejas sempre assim.

Um beijinho especial,
BA

Anónimo disse...

grande atleta,exceklente amiga .kem dera a mts ekipas ter uma atleta como tu.nunca gosta de perder nem a feijoes.,tens espirito de ekipa e se mt ambiciosa.continua assim.mais palavras para ke.ja dissram tudo nos outros comentarios.abraço deste adepto kke te viu nascer para o futebol.

Anónimo disse...

Bem pelo q li d td os comentarios n ha duvida q td pensamos d msm forma qd nos referimos a ti:)
Sem duvida es 1 pexoa daquelas q vale a pena guardar pa td a vida:)
Foste 1 pexoa q deu-m 1 enorme prazer em conhecer, es mt humilde, dedicada ao q fazes 1 boa amiga e 1 enorme lutadora..
Es das jogadoras q mais gosto d ver a jogar e seras sempre 1 exemplo para outras, para mim sem duvida tens td aquilo q e prexixo numa jogadora d futsal.
Es das poucas pexoas a quem poderiamos sempre entregar 1 braçadeira pa liderar 1 equipa:):)

Por td ixo tens pelo menos mais 1 adepto e sobretudo 1 amigo na tua vida:)

ps.
kero ver mais de ti:)
adorei o jogo q fizeste contra o vitoria:):)

beijinho "seca" =)