segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

COMUNICADO 02-08/09-DFF

O Departamento de Futsal Feminino da ADC Gualtar comunica que aceita o pedido de desculpas públicas por parte do Sr. Vítor Ferreira (treinador ACRS Ribeirão), por considerar um acto irreflectido o texto publicado pelo mesmo, anteriormente, numa clara alusão à nossa equipa de futsal feminino e respectiva equipa técnica, que consideramos ter ofendido a instituição ADC Gualtar e todos quantos fazem parte do referido departamento.
Mais informamos que, apesar de não nos coadunarmos com as críticas efectuadas, a nossa forma de estar no futsal não nos permite qualquer tipo de ressentimento e a prova está que cederemos os direitos desportivos da atleta Lara Ferreira à ACRS Ribeirão.


domingo, 28 de dezembro de 2008

ENTREVISTA A SUSANA

Susana Machado veste a camisola 8 da ADC Gualtar. Nascida em S. Tiago da Cruz - V. N. Famalicão, possui um vasto currículo, de onde se destacam os 8 títulos de campeã nacional, as 9 taças de Portugal e as 3 taças ibéricas de futebol salão. Abraçou esta época o novo projecto da ADC Gualtar, representando uma aposta da equipa técnica na experiência e maturidade.

Fomos conhecer a Susana do passado, do presente e do futuro...

Primeiro o futebol salão, depois o futsal... Queres falar-nos do teu percurso desportivo?
O futebol sempre foi uma das modalidades que gostei de praticar. Na altura que comecei só existia futebol 11 e futebol de salão. Comecei a praticar futebol salão numa associação da minha freguesia, a GRAC (Grupo Recreativo e Associativo da Cruz) e por lá me mantive durante 8 anos. Pratiquei futebol 11 durante cerca de 3 anos em Santo Tirso e voltei ao futebol salão no Louredo, freguesia vizinha.
E nesse percurso de longos anos, muitos foram os títulos conquistados...
Sim... na GRAC conquistei 8 títulos de campeã nacional, 8 taças de Portugal e 3 taças ibéricas. No Louredo ganhei mais uma taça de Portugal.
Fui condecorada pelo Presidente da Câmara de V. N. Famalicão e pela Federação Portuguesa de Futebol por representar o país em finais ibéricas.
Com todo esse currículo e com tantos títulos, foi difícil encontrares motivação para, em 2006, teres ingressado no futsal?
Não foi difícil porque gosto muito de jogar, no entanto, tive de ponderar muita coisa, inclusive criar novamente regras, porque estive parada 7 anos.
E como aparece a ADC Gualtar?
Aparece numa altura em que a direcção da equipa que representava não estava a "corresponder" às necessidades. Dei oportunidade para continuar mas não reuniram condições ao nível da direcção e equipa técnica para que continuasse. Aliás, não percebo como ainda hoje se referem a mim, dizendo que a ADC Gualtar foi buscar-lhes a "melhor atleta do ano passado" e na altura em que comuniquei a saída colocaram no site "Susana Machado dispensada". No mínimo é contraditório. Enfim, já tenho alguns anos disto e já nada me espanta. Também ainda dizem que era muito difícil eu recusar o projecto da ADC Gualtar, porque me oferecia imensas condições (risos).
O que conta é que estou na ADC Gualtar, de corpo e alma e sobretudo feliz.
Certamente que quando te foi apresentado o projecto da ADC Gualtar e que levou à assinatura de contrato, criaste determinadas expectativas. A equipa tem correspondido a essas expectativas?
Sim, com toda a clareza. Já ficou provado isso em mais do que uma vez, mesmo enfrentando fortes barreiras. Somos uma equipa unida, onde cada um tem um importante papel e quando assim é, torna-se difícil de bater. Estou a gostar muito da experiência e até posso dizer que ultrapassa as melhores expectativas.
Sendo a atleta mais velha da equipa e também a mais experiente, como foste recebida e és tratada pelas mais novas?
Fui bem recebida e sou tratada de forma igual por todos.
Na nossa equipa não há melhores nem piores, tão pouco rivalidades. Como já disse, cada um tem o seu papel definido. Além disso, há sempre o cuidado de se fazer entender que uma equipa é feita por todos, começando no patrocinador, equipa técnica, atletas e até apoiantes.
E o que esperas desta época?
Quando o projecto da ADC Gualtar me foi apresentado, desde logo percebi que tinha "pernas para andar" e agora posso dizer que temos equipa para fazer uma boa época e lutar pelos objectivos a que nos propomos.
O futsal feminino está em franco crescimento e muito se tem falado da necessidade de um campeonato de âmbito nacional. Como atleta, como comentas o estado actual do futsal feminino?
Acho muito sinceramente que o futsal feminino estagnou. Penso que se fala mais do que aquilo que se faz.
E agora, uma pergunta inevitável... Até quando te veremos jogar futsal?
Como já disse antes, para voltar a jogar tive de voltar a ter algumas regras. Agora que as voltei a ter vou jogar até que a minha vitalidade ajude (risos).
Para finalizar, queres deixar uma palavra a todos quantos vibram e acreditam no futsal feminino?
Animem-se... a família Gualtar está convosco!!! Que em 2009 todos os vossos sonhos se realizem.
Para todas as atletas, para o nosso patrocinador senhor Hernâni e D. Carmen, para a equipa técnica, para o senhor que cuida do nosso pavilhão e para os simpatizantes e não simpatizantes (risos) do Gualtar, um excelente 2009.

CURIOSIDADES

Cor: preto
Número: 13
Interesses: futebol e música
Personalidade: forte
Momento importante: nascimento do Rodrigo
Música: Story
Livro: Palavras que nunca te direi (Nicholas Sparks)
Filme: Cidade dos Anjos

sábado, 20 de dezembro de 2008

O JOGO de NATAL...

Hoje foi mais um dia especial... um jogo especial.
Aproveitando a paragem do campeonato a "família" sentiu a necessidade de se juntar para gravar e partilhar mais alguns momentos especiais.
O jogo opôs as atletas à equipa técnica, à qual se juntaram alguns adeptos. Foram momentos de grande descontracção e sobretudo de muita felicidade.
Aconteceram golos para todos os gostos, sendo o resultado o menos importante.
Na memória ficam os sorrisos magníficos, que jamais a "família" esquecerá...



terça-feira, 16 de dezembro de 2008


O Departamento de Futsal Feminino

da ADC Gualtar deseja a todos um

FELIZ NATAL

O JOGO de NATAL...

ATLETAS vs EQUIPA TÉCNICA/ADEPTOS

Sábado, 20 de Dezembro de 2008, 15h00

Pavilhão Gimnodesportivo de Morreira - Braga

domingo, 14 de dezembro de 2008

ADC GUALTAR - 3 : 2 - VITÓRIA SC

O jogo que opôs a equipa da ADC Gualtar ao Vitória SC terminou com vitória da equipa bracarense. Após uma semana intensa, em que a equipa da ADC Gualtar fez três jogos e dois treinos em 8 dias e perante a instabilidade provocada pela confusão do jogo com o Maria da Fonte, a resposta não podia ter sido melhor. Nestes momentos é que se mostra a força de uma equipa!
Desde o início do jogo que a ADC Gualtar impôs o ritmo de jogo, mostrando empenho e determinação em conquistar os três pontos. Após inúmeras oportunidades, entre as quais um remate que embateu na parte interior dos dois postes, ironicamente e na sequência de uma perda de bola, o Vitória adiantou-se no marcador. O resultado não durou muito tempo, com Mélissa a restabelecer a igualdade, através de um livre superiormente marcado.
Na segunda parte a ADC Gualtar continuou a ter as despesas do jogo, mostrando claramente a sua superioridade, apenas não concretizando em golo as oportunidades, muito por culpa da guarda-redes contrária. Mas no melhor pano cai a nódoa e após tantos remates, tantas oportunidades e contra a corrente de jogo, num momento infeliz da guarda-redes da equipa da casa, o Vitória marcou, não tendo feito nada para o merecer.
A equipa da ADC Gualtar mostrou carácter e muita força para dar a volta ao surpreendente resultado. A reacção foi colectiva, com Nuskinha a antecipar-se de forma mortífera, lançando inúmeros contra-ataques, bem apoiados por Tracy, que fazia a sua estreia e por F. Raquel. Assim, foi com naturalidade que Mélissa, após jogada individual fez o 2-2. O jogo estava longe de estar resolvido face à extraordinária capacidade ofensiva da ADC Gualtar.
A justiça aconteceu perto do final do encontro, com Mélissa, mais uma vez, a marcar na sequência de um livre. Finalmente o resultado era favorável aquela que foi sempre a melhor equipa em campo. O jogo terminou pouco depois com o resultado em 3-2 para a ADC Gualtar, claramente lisonjeiro para o Vitória, uma vez que não teve argumentos para o adversário.
Uma palavra final para o público, que esteve sempre com a equipa e que certamente ficou feliz pela grande demonstração de força dada em campo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

8.ª JORNADA CAMPEONATO AF BRAGA

ADC GUALTAR vs Vitória SC

Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 20h00

Pavilhão Gimnodesportivo da Morreira, Braga

NOVO REFORÇO...

A jogadora Jhessica Tracy é o novo reforço da ADC Gualtar.Nascida no Brasil, a 18 de Março de 1985, a atleta rubricou contrato, apresentando-se como uma mais-valia para a equipa e também como uma aposta da equipa técnica.
Tracy irá equipar com o número 9 e já poderá jogar contra o Vitória SC.
Desde já damos as boas-vindas à atleta e desejamos as maiores felicidades.
Para breve esperam-se mais surpresas...


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ADC GUALTAR - 2 : 0 - SC BRITO

A equipa da ADC Gualtar realizou ontem o jogo em atraso, relativo à 6.ª jornada do campeonato, defrontando a equipa do SC Brito.
O jogo realizado no Pavilhão Aurora Cunha não foi um grande espectáculo de futsal. A equipa da casa jogou bastante abaixo das suas capacidades, denotando muita apatia, que resultou em fracas movimentações em campo. Com Mélissa a assistir ao jogo da bancada, a equipa não conseguiu mostrar a qualidade que já mostrou esta época, falhando inclusive muitos passes. Do outro lado o Brito apresentou uma equipa muito lutadora e com muito querer.
O primeiro golo da ADC Gualtar apareceu aos 6 minutos, marcado por Susana e se até aí as movimentações estavam a ser boas e a transição defesa-ataque estava a ser razoável, a partir do golo a apatia tomou conta da equipa e nem as substituições trouxeram nada de novo.
No segundo tempo, numa tentativa de alterar o rumo dos acontecimentos, a ADC Gualtar marcou o segundo golo, por Nuskinha, após uma boa jogada de combinação com Susana. Mais uma vez, depois do golo assistiu-se a uma apatia generalizada e pouco compreensível.
O jogo valeu pelo cumprimento dos objectivos estipulados, dos quais os três pontos foram o mais importante face a todas as conjecturas que envolveram a semana.
Uma palavra final para a boa actuação da equipa do SC Brito, que tal como a nossa associação se iniciou este ano no futsal feminino.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

COMUNICADO 01-08/09-DFF

O Departamento de Futsal Feminino da ADC Gualtar comunica que, na sequência do texto escrito e publicado pelo Sr. Vítor Ferreira no site da ACRS Ribeirão, tomará as devidas medidas, perante os termos utilizados, numa clara alusão à nossa equipa de futsal feminino e respectiva equipa técnica, que consideramos ofensiva à instituição ADC Gualtar e a todos quantos fazem parte do referido departamento.
Mais informamos que acreditamos tratar-se de um acto irreflectido, de alguém que não confundimos com a ACRS Ribeirão, instituição que respeitamos.


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

6.ª JORNADA CAMPEONATO AF BRAGA

ADC GUALTAR vs SC Brito

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008, 20h30

Pavilhão Aurora Cunha - Ronfe

domingo, 7 de dezembro de 2008

SC MARIA FONTE - 2 : 1 - ADC GUALTAR

VERGONHA é o único termo que espelha aquilo que se passou neste jogo. É esse o sentimento, juntamente com grande REVOLTA, que melhor mostra o que sentimos por termos sido intervenientes de um jogo destes.
Desde um penalti escandaloso não assinalado a favor da nossa equipa, aos 20 minutos da primeira parte (resultado em 0-0), até à habilidosa expulsão da nossa atleta e capitã Mélissa aos 27 minutos da segunda parte (resultado em 1-1). Numa altura em que estava a ter um importante papel e estávamos a dominar o jogo, a solução passou por retirá-la do jogo a todo o custo.
Uma arbitragem vergonhosa, que ofereceu a vitória ao adversário, que marcou aos 28 minutos quando jogamos com 4 atletas e revoltou o público que não se conteve nas bancadas.
Uma arbitragem sem nível, sem respeito pela instituição ADC Gualtar e que brincou com o trabalho de toda uma equipa e de todos quantos lutam pela dignificação do futsal feminino. ESTE NÃO É O CAMINHO.
Uma última palavra para as nossas atletas que merecem muito mas muito mais do que isto... Parabéns pela vossa UNIÃO que, sem dúvida, é ÚNICA, venha quem vier, façam-nos o que fizerem.

sábado, 6 de dezembro de 2008

7.ª JORNADA CAMPEONATO AF BRAGA

SC Maria Fonte vs ADC GUALTAR

Sábado, 06 de Dezembro de 2008, 18h30

Pavilhão da Escola Secundária da Póvoa Lanhoso

6.ª JORNADA CAMPEONATO AF BRAGA

ADC GUALTAR vs SC Brito

ADIADO para 10 DEZEMBRO

Participação da selecção sub-19 da AF Braga
na Fase Zonal do Inter-associações